Comissões


Gestão Serviço Social é Luta Coletiva, Organização e Resistência 


ADMINISTRATIVO FINANCEIRA

A comissão acompanha as receitas devidas ao CRESS Goiás, de pessoas físicas e jurídicas. Busca estratégias políticas para manter a capacidade de arrecadação do CRESS, com o objetivo de viabilizar as ações do Conselho, na defesa do projeto ético-político e dos interesses da/o Assistente Social. A comissão prioriza também o controle fiscal interno - trabalho articulado com o Conselho Fiscal, na perspectiva da transparência na gestão democrática. Ainda tem por princípios o compromisso político, responsabilidade, atitude ética e direção social da política.


COMISSÃO PERMANENTE DE ENFRENTAMENTO À INADIMPLÊNCIA

A Comissão de Enfrentamento a Inadimplência do CRESS 19ª Região/GO, tem buscado aprimorar  todas as frentes de trabalho, promovendo ações que visem a melhoria da arrecadação e o enfrentamento permanente da inadimplência. Temos conseguido avançar muito na organização administrativa financeira com o trabalho voltado para a instauração de processos disciplinares por débito visando chegar a Execução Fiscal cumprindo todos os prazos estabelecidos pela Resolução CFESS nº 354/97.

O CRESS 19ª Região/GO, tem adotado uma estratégia de política educativa com vistas a compreensão de que a anuidade deve ser compreendida como um meio de sustentação dos conselhos para o fortalecimento da profissão.

O maior desafio enfrentado no enfrentamento a inadimplência por este Regional, é a interrupção dos pagamentos das negociações firmadas. O grande número de parcelas nas negociações dificulta o acompanhamento e a arrecadação se torna pouco consistente em relação à receita.


COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO

A comissão tem como objetivo fiscalizar, orientar e disciplinar o exercício da profissão do/a Assistente Social, com vista à garantia das condições técnicas e éticas bem como a ampliação do espaço profissional. Para o alcance do objetivo proposto a Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), pauta-se na Lei de Regulamentação da Profissão, no Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, nas Resoluções do CFESS e nas diretrizes da Política Nacional de Fiscalização. Tais atividades/ações vêm contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população usuária do Serviço Social, conforme preconiza o Art. 5°da Resolução 512/2007, que reformula as normas gerais para o exercício da Fiscalização Profissional e atualiza a Política Nacional de Fiscalização.


COMISSÃO PERMANENTE DE ÉTICA

A comissão busca reafirmar a importância do projeto ético-político da profissão, a partir de representações, queixas ou denúncias éticas de possíveis infrações cometidas por assistentes sociais contra o Código de Ética profissional.

A Comissão Permanente de ÉTICA do CRESS Goiás é regulamenta por Portaria nº 19/2023, e é composta pelos/as seguintes integrantes:

Dorivânia Amaral (coordenadora);Tereza de Souza Araújo; Rosângela Aparecia Lima; Naara Alves Rosa da Silva Mendonca e Leiliane Cristina Luiz.


COMISSÃO DE TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A comissão tem como objetivo contribuir na defesa da formação, tomando como base, o Plano de Lutas do Conjunto CFESS/CRESS, as diretrizes curriculares da ABEPSS e ENESSO, na perspectiva de uma totalidade que ao realizar a defesa da formação isso se traduz no fortalecimento da profissão, do Projeto Ético e Político do Serviço Social Brasileiro e da Sociedade.